Cuidador de Idoso

(11) 5594-4260

Incontinência Urinária


10/07/2017

A incontinência urinária define-se pela libertação de urina de forma involuntária e não controlada. Esta condição clínica não influencia o tempo de vida, mas sim a sua qualidade, condicionando profundamente as relações sociais. Trata-se de uma patologia relacionada com o envelhecimento e degradação das funções biológicas.

Os idosos são afetados pela chamada “incontinência de urgência”: libertação involuntária de urina provocada por uma necessidade urgente. Isto acontece quando o cérebro recebe o sinal para aliviar a bexiga sem conseguir evitar a micção, que se torna frequente e pouco abundante.

As pessoas com incontinência urinária podem ter uma comparticipação da ADSE (Assistência na Doença aos Servidores do Estado) pelo valor pago em fraldas. Independentemente do estatuto de trabalhador público, ou mesmo que não tenha descontos para a ADSE, o médico do Serviço Nacional de Saúde poderá prescrever fraldas.

A higiene é fundamental pois a irritação causada pela urina, somada à fricção do papel higiénico, fralda ou outros auxílios, pode facilmente causar feridas ou úlceras. Deve mudar-se frequentemente a fralda e hidratar a pele do idoso com cremes apropriados.


<hotpage/>©