Diabetes
10/07/2017
A diabetes é uma doença metabólica crónica que se caracteriza pela incapacidade do organismo de produzir ou usar adequadamente uma hormona denominada insulina, o que leva por sua vez à incapacidade de processar os hidratos de carbono e, em menor escala, as proteínas e gorduras.
Há dois tipos de diabetes: tipo 1 ou diabetes mellitus insulino-dependente, na qual a produção de insulina para completamente; e a diabetes tipo 2, que impede o organismo de produzir quantidades suficientes de insulina ou de a conseguir processar. A diabetes tipo 2 é também designada por diabetes senil, por afetar maioritariamente os idosos, em particular os que sofrem de excesso de peso.
Se não for tratada, a diabetes pode ser fatal. As mortes provocadas por coma diabético representam o desfecho inevitável da doença quando não é tratada com terapia de insulina. Nos dois tipos de diabetes, se os níveis de glicémia forem mantidos num nível moderadamente alto por um período prolongado, isto pode levar a doenças renais, perda de visão (rutura de vasos sanguíneos e da retina) e opacificação do cristalino (catarata diabética).
A alimentação é fundamental no tratamento da diabetes e, em alguns casos, o suficiente para controlar os níveis de glicémia e evitar medicação. Este aspeto será analisado em pormenor na unidade didática sobre alimentação mas o importante a reter é a necessidade de controlar cuidadosamente a quantidade de açúcares, hidratos de carbono e calorias das refeições