Hipertensão
10/07/2017
O termo hipertensão significa que a pressão arterial está constantemente acima dos valores normais. Estes valores rondam os 120-130mm Hg para a pressão sistólica (“máxima”) e 70-80 para a diastólica (“mínima”). Para um diagnóstico clínico de hipertensão, a pressão sistólica tem de ser superior a 160mm de Hg e a diastólica superior a 95mm de Hg. Apesar de não se tratar de uma patologia característica do processo de envelhecimento, a hipertensão afeta uma grande percentagem de idosos.
A hipertensão arterial é um dos fatores de risco de AVC e enfarte do miocárdio.
O tratamento pode ser prescrito pelo médico de família e consiste essencialmente numa dieta pobre em gorduras saturadas, sal e álcool e rica em alimentos com potássio, cálcio, magnésio e fibras tendo ainda como medida preventiva a atividade física regular. Na grande maioria dos casos, a hipertensão pode ser tratada com terapia farmacológica.
Cuidar de um idoso com hipertensão requer um especial cuidado com a administração de medicamentos, com a dieta, o exercício físico regular e a periodicidade das consultas médicas.