Cuidador de Idoso

(11) 5594-4260

Osteoporose


10/07/2017

A osteoporose é uma doença óssea que provoca a redução de cálcio e minerais, tornando-os mais frágeis e com maior risco de fraturas.

Nas mulheres, a osteoporose aparece geralmente como consequência direta da menopausa. Há uma relação entre a diminuição da produção de estrogénio depois do climatério e o mecanismo de renovação dos tecidos ósseos. Quando a degradação destes tecidos se encontra numa fase avançada e a sua renovação está comprometida, os sintomas da osteoporose são revelados: os membros arriscam fraturas, sendo a do colo do fémur a mais frequente. Quando a doença atinge a coluna vertebral, dá-se uma redução indireta da estatura devido à diminuição da massa das vértebras. Isto leva a um esmagamento e curvatura de toda a coluna, causando uma alteração da postura e aparecimento de cifose (corcunda) ou ombros descaídos para a frente. A osteoporose senil é geralmente acompanhada por dores, maioritariamente localizadas na zona lombar.
O diagnóstico pode ser feito através de radiografias ou de técnicas mais sofisticadas como a medição da densidade mineral óssea (BDM) ou a tomografia axial computorizada (TAC). Do ponto de vista farmacológico, esta patologia é tratada com medicamentos que aumentem a absorção de cálcio, estrogénio, calcite e vitamina D.
Enquanto cuidador, deve estar especialmente atento à correta administração dos medicamentos, em proporcionar ao doente uma dieta com alimentos ricos em cálcio e vitamina D (consultar a unidade didática sobre alimentação) e em evitar os riscos de queda.


<hotpage/>©